terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mãe Pátria

Oi gente! Olha a July aqui outra vez!
Gostaria de dividir com vcs um texto que fiz, espero que gostem.

"Ouviram do Ipiranga..."

"E o sol da liberdade em raios fúlgidos brilhou no céu da pátria nesse instante..."

Mãe Pátria... Até hoje existe escravidão, estamos presos a uma falsa democracia onde o voto é OBRIGATÓRIO, por exemplo, escravos de um sistema implacável onde o maior "devora" o menor, a mercê da corrupção... Eu pergunto: Liberdade?

"Se o penhôr dessa igualdade conseguimos conquistar com braço forte..."

Mãe Pátria...Seres humanos abaixo da linha da pobreza, vivendo em condições miseráveis, um professor que alfabetiza, um médico que salva vidas não têm o reconhecimento merecido, tantos com tão pouco, até mesmo nada e poucos com tanto... Pergunto novamente: Igualdade?

"Oh! Pátria amada, idolatrada
Salve, salve!"

Sim, mãe Pátria. Os brasileiros te amam, mas alguns de teus filhinhos andam bem desobedientes e não estão fazendo como "mamãe" ensinou.

"Brasil, um sonho intenso, um raio vívido, de amor e de esperança a terra desce..."

Sonho, esperança... É isso que faz seguir adiante sem esmorecer. Ai dos teus filhos, mãe Pátria, se não fosse a capacidade de ainda terem sonhos e esperança.

"Gigante pela própria natureza..."

É de encher os olhos a tua imponência, tua vastidão.

"E o teu futuro espelha essa grandeza..."

Mas mãe, o futuro já chegou! É agora! E o reflexo desse espelho ainda não consigo ver!

"Deitado eternamente em berço esplêndido..."

Isso eu consigo ver. Muitos de seus filhos, mãe Pátria, estão em um descanso sem fim, tranquilos com sombra e água fresca, mas a grande maioria não tem nem um colchão pra se deitar.

"Do que a terra mais garrida, teus risonhos lindos campos têm mais flores
Nossos bosques têm mais vida, nossa vida em teu seio mais amores..."

Sim! Como és bela, mamãe! É de encher os olhos tanta beleza natural, nem precisa de maquiagem, nem precisa de retoque! Mas por que mesmo assim alguns de teus filhos insistem em mexer em suas veias sujando os teus rios e poluindo o teu sangue? Em usar o "bisturi" para cortar a Amazônia e a Mata Atlântica deixando teus pulmões fracos? Em arruinar o ar deixando opaca a tua pele? Estão te pondo doente, mamãe!

"Mas se ergues, da justiça, a clava forte, verás que um filho teu não foge a luta
Nem teme quem te adora a própria morte..."

Disso deves ter olgulho! Teus filhos são guerreiros natos sobrevivendo a selva do sistema implantado por outros filhos teus que não sabem o que é irmandade. Nem parecem que nasceram de ti! Mas ainda assim, tem aqueles que lutam bravamente e seguem adiante de cabeça erguida.

"Terra adorada! Entre outras mil, és tu, Brasil! Oh, Pátria amada!"

Ainda assim o que existe é o orgulho em sermos teus filhos. Tu és tão bondosa... Podemos achar em ti tudo que é necessário para se viver bem, o único problema é que os malcriados não deixam. Mas, sabendo disso é que ainda digo:

"Dos filhos deste solo, és mãe gentil, Pátria amanda, Brasil!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário